Como Associar-se


Quem pode ser associado (afiliado)

Além dos sócios fundadores, poderão ser sócios da ABRAP, profissionais de Psicoterapia que preencherem os requisitos definidos para a categoria de Sócios Profissionais com direito a voto. Poderão ser Sócios Profissionais, sem direito a voto, psicoterapeutas já formados, que estejam atendendo pacientes há menos de cinco anos, conforme requisitos descritos para esta categoria. Poderão ser Sócios Não Profissionais pessoas com título universitário que ainda estejam em formação na área de Psicoterapia (cursos de especialização, atualização, aprimoramento etc.), bem como estudantes de graduação (Psicologia e Medicina).

Requisitos para afiliação

Devido à diversidade da formação do psicoterapeuta, diversos colegas poderão ter dificuldades de se encaixar nos requisitos exigidos para a afiliação. Se este for o seu caso, por favor entre em contato conosco informando em quais aspectos não lhe foi possível preencher os requisitos, para que possamos informar de eventuais alternativas equivalentes que viabilizem sua aceitação

Sócios Profissionais, com direito a voto

I.Estar identificado com os valores e objetivos da ABRAP, conforme constam nos estatutos.
II.Possuir título universitário reconhecido no Brasil.
III.Ter comprovadamente uma formação em psicoterapia em cursos de aprimoramento, especialização, residência, reconhecidos ou pelo MEC, ou pelo CFP ou CFM (através do Departamento de Psicoterapia da Associação Brasileira de Psiquiatria), ou ainda em instituição de ensino livre proficiente na formação de psicoterapeutas.
IV.Ter 5 (cinco) anos de experiência comprovada como psicoterapeuta atendendo profissionalmente em instituição ou em consultório privado (mediante a apresentação de contribuição do ISS, ou do INSS para autônomos, ou de holerites ou de outros documentos e comprovantes aceitos pela diretoria de afiliação).
V.Estar ligado a um conselho profissional que possa legalmente exigir o cumprimento das normas éticas e técnicas ligadas ao exercício da psicoterapia.

Sócios Profissionais, sem direito a voto

I.Estar identificado com os valores e objetivos da ABRAP, conforme constam nos estatutos.
II.Possuir título universitário reconhecido no Brasil.
III.Ter comprovadamente uma formação em Psicoterapia em cursos de aprimoramento, especialização, residência, reconhecidos ou pelo MEC, pelo CFP ou CFM (através do Departamento de Psicoterapia da Associação Brasileira de Psiquiatria), ou ainda em instituição de ensino livre proficiente na formação de psicoterapeutas.
IV.Estar ligado a um conselho profissional que possa legalmente exigir o cumprimento das normas éticas e técnicas ligadas ao exercício da psicoterapia.

Sócios Não Profissionais, sem direito a voto

Profissionais com título universitário que ainda estejam em formação na área de Psicoterapia e que cumpram os seguintes quesitos:

I.Estar identificado com os valores e objetivos da ABRAP, conforme constam nos Estatutos.
II.Ter comprovadamente título universitário reconhecido no Brasil em áreas ligadas à saúde tais como: Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia, Pedagogia, Terapia Ocupacional, Serviço Social etc.
III.Comprovação atualizada de que está cursando formação em Psicoterapia, tais como cursos de residência médica em Psiquiatria, especialização, aprimoramento etc.

Estudantes de graduação das aéreas de Medicina e Psicologia que cumpram os seguintes quesitos:

I.Estar identificado com os valores e objetivos da ABRAP, conforme constam nos Estatutos.
II.Comprovação atualizada de curso universitário em Medicina ou Psicologia (apresentar declaração da faculdade ou comprovante de pagamento no semestre corrente).

Como tornar-se associado (afiliado)


Para formalizar a Solicitação de Afiliação, o candidato deverá enviar à ABRAP os seguintes documentos:

  • Formulário de Solicitação de Afiliação preenchido.
  • Ficha cadastral preenchida.
  • Mini-Currículo conforme especificado na Ficha Cadastral.
  • Documentos de comprovação como requisitos para a categoria solicitada (conforme descritos acima).

A confirmação de aceite de afiliação será comunicada pela Diretoria de Afiliações, por correio ou e-mail. Somente após a confirmação de aceite é que será solicitado o pagamento da taxa de afiliação, no valor vigente na data do preenchimento do formulário de olicitação de Afiliação.


Remeter à ABRAP para o endereço eletrônico secretaria@abrap.org, aos cuidados da Diretoria de Afiliações.


Procedimentos


1. Faça o download do Formulário de Solicitação de Afiliação e da Ficha Cadastral ,

clicando aqui (ambos encontram-se no mesmo arquivo em PDF)

2. Imprima-os.

3. Preencha-os corretamente

4. Envie juntamente com Mini-Currículo (preenchido na Ficha Cadastral) e documentos de comprovação como requisitos para a categoria solicitada (conforme descritos acima).

5. Aguarde confirmação.

O documento acima encontra-se em formato PDF. Para acessá-lo é necessário possuir o plugin Adobe Acrobat Reader. Caso não possua,

clique aqui, para copiá-lo gratuitamente


Você também pode se inscrever diretamente pela internet. Para isto, basta seguir os seguintes passos:

1. Faça o Download do Formulário de Solicitação de Afiliação e da Ficha Cadastral.

clicando aqui (ambos encontram-se no mesmo arquivo em EXCEL)

2. Preencha-os corretamente no próprio documento

3. Salve o arquivo com o nome do futuro sócio e envie-o para secretaria@abrap.org, juntamente com os documentos de comprovação como requisitos para a categoria solicitada (conforme descritos acima).

4. Aguarde confirmação.


O documento acima encontra-se em formato XLS (Excel). Para acessá-lo é necessário possuir o pacote Microsoft Office.